A HISTÓRIA DA APLEMG

Por inspiração dos nossos saudosos colegas Adônis Martins Moreira - o doutor Adônis e José Sebastião Moreira - o doutor Moreira que, preocupados com o iminente crescimento do número de servidores da Assembleia a se aposentarem, acharam por bem a criação da Sala dos Aposentados, destinada a um ponto de encontro dos ex-servidores da ativa do Poder Legislativo.

Convidaram, então, o nosso colega Darke Baeta da Costa - o doutor Darke, para assumir a tarefa honrosa de ser responsável pela instalação e funcionamento do referido espaço físico, de cujo convite declinou indicando, incontinentimente, o colega Alberto Queiroz Barbosa, uma vez que não poderia, naquele momento, assumir tal responsabilidade.

Assim, em agosto de 1990 foi instalada a Sala dos Aposentados, embrião da Associação dos Servidores Aposentados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - APLEMG, dando início a sua história, como ponto de encontro, apoio e valorização para 144 servidores aposentados à época, preenchendo ela uma lacuna ao congregar esses servidores.

Em 26 de outubro de 1992, surgia oficialmente a Associação, com a colaboração dos servidores aposentados Adônis Martins Moreira, José Sebastião Moreira, José Botelho de Miranda, já falecidos, Darke Baeta da Costa e Paulo Apgaua Paulo Guilherme.

Foi eleita a primeira Diretoria da APLEMG composta por José Botelho de Miranda, Maria da Conceição Ribeiro de Freitas, Ernani Pereira Melo, João Gilberto Bonfim e Alberto Queiroz Barbosa, na Presidência. O Conselho Deliberativo e Fiscal era composto por Darke Baeta da Costa, Hugo Marques Moreira, José Gama Dias, José Sebastião Moreira e Paulo Apgaua Paulo Guilherme. A posse foi realizada no Salão Nobre da Assembleia, com a presença do então Presidente, Deputado Romeu Queiroz. Iniciavam-se aí as lutas para garantir a dignidade dos servidores aposentados da ALMG. Sob a Presidência de Alberto Queiroz Barbosa, muitas conquistas foram materializadas ao longo de 12 anos.

 No dia 12 de junho de 2006, a APLEMG passa a escrever um novo capítulo de sua história. No Auditório das Comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tomou posse a nova Diretoria e o Conselho Deliberativo e Fiscal da APLEMG, para o biênio 2006-2008, sob a Presidência de Otoniel Geraldo Batista.

No dia 8 de junho de 2010, sob a Presidência de Lúcio Antônio de Souza,  foram empossados novos membros da Diretoria, do Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação dos Servidores Aposentados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - APLEMG, para o biênio 2010/2012. Lúcio Antônio de Souza, foi reeleito também para os biênios 2012/2014 e 2014/2016.

Em 07 de junho de 2016, foi eleita a Chapa Integração, sob a Presidência de Márcio Juliano Vieira de Almeida, e empossados novos membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação dos Servidores Aposentados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - APLEMG, para o biênio 2016/2018.

.